4.3.12

Dicas para Buenos Aires no verão (e em outras estações)

Marinheiro de primeira viagem na cidade? Aí vai:

* Mesmo sendo verão as temperaturas são bem mais baixas do que na maior parte do Brasil. Após uma chuva à noite as mínimas podem variar entre 17° e 20°. Leve um casaquinho na bolsa para não passar aperto caso isso aconteça.

* Justamente porque é verão anime-se e caminhe. Só caminhando a gente consegue apreciar a arquitetura e a beleza dos parques e áreas livres da cidade. Obviamente não esqueça do seu tênis.

* Se a temperatura aumentar demais deixe o Temaiken para outro dia mais fresco. Aliás... Vai ao Temaiken de Chevallier Metropolitana? O quiosque que vende as passagens vende também as entradas do parque. Se vai voltar de Chevallier compre logo a ida e a volta.

* O metrô não tem ventilação em todas as estações. Com temperaturas altas evite-o nos horários de pico se você passa mal com o calor.

* Alguns museus estendem seu horário de visitação em uma hora durante o verão. Em contrapartida, outros locais fecham em função das férias ou têm horários restringidos. Dependendo do que você quer visitar cheque dias e horários com antecedência. Às vezes imprevistos cancelam as visitas guiadas em cima da hora, portanto, não fique desapontado porque é comum (eu tive que ir a BAs quatro vezes para conseguir entrar no Palacio San Martín).

* Os restaurantes portenhos mais simples com menú executivo muitas vezes não trabalham com cartão de crédito. Se a intenção é economizar esteja certo de que você tem dinheiro suficiente na carteira. O mesmo vale para alguns cafés mais antigos.

* Em muitos bares e restaurantes há pouquíssimos garçons atendendo muita gente. Se você escolheu um lugar cheio e faz questão de ficar ali, então, tenha paciência.

* Além da Freddo há várias sorveterias maravilhosas na cidade. Jauja, Persicco, Munchi’s, Saverio entre outras. Experimente os sabores exclusivos que há em cada uma delas.

* Os shoppings mais conhecidos de BAs são muito agradáveis (Abasto, Solar de La Abadia, Patio Bullrich, Alto Palermo, Recoleta Mall e Galerias Pacífico). Tanto os menores quanto os maiores têm o seu encanto. No entanto, costumamos ver as mesmas lojas em quase todos. Se o tempo é curto dê preferência ao Alto Palermo (é bem grande, tem diversidade de lojas, cinemas e uma estação de metrô literalmente na porta).

* Se o seu negócio é ficar longe dos shoppings mas quer conhecer as lojas de roupas, calçados e acessórios portenhas, então vá passear na Rua Armenia, em Palermo SoHo.

* A Florida tem gente demais? Ande pela Reconquista que também tem lojas, restaurantes e cafés para todos os gostos. Ah, e deixar sua bolsa sempre pra frente do corpo com o zíper fechado!

* Se for pegar os táxis procure ter uma noção da distância que vai percorrer entre a partida e a chegada. E SEMPRE tenha em mãos dinheiro trocado. Dessa forma você evita os dois golpes mais comuns: um percurso mais longo para cobrar mais caro e a troca das notas verdadeiras pelas notas falsas.

* Não troque todos os seus reais por pesos de uma vez. No centro e no microcentro boa parte do comércio está aceitando a moeda brasileira e faz um câmbio mais vantajoso do que as casas de câmbio.

* Precisa de um táxi ou transfer que fala português e aceita reais como pagamento? Marcelo Bautista é pontual e atencioso. Responde rápido se você enviar um email para marcelo_bautista@hotmail.com ou ligar para 0054911 69225413 (se ligar do Brasil). De Buenos Aires é só marcar 1569225413.

* Se você gosta de chapéus e vai passar pela Praça Dorrego em San Telmo, aproveite para dar um pulo na loja "La Sombra del Arrabal" (Calle Defensa, 1229). Os donos são um casal muito simpático que nos atende com toda a paciência do mundo para explicar como usar e como conservar cada tipo de chapéu. Eles têm produção própria e também trabalham com marcas de boa qualidade a preços ótimos.

* Ao contrário do que muita gente fala a cidade não é mais tão barata mesmo com o câmbio favorável para o real. Nas lojas boas as roupas, os sapatos e os acessórios de qualidade têm preços similares aos bons artigos do Brasil. Portanto, aproveite as liquidações ou procure os famosos outlets.

* Tax Free na volta: não esqueça de solicitar ao vendedor o formulário de reembolso que dá direito a receber a restituição dos impostos pagos pela mercadoria nacional (made in Argentina). Só a nota fiscal não vale. As lojas que aderem ao programa costumam ter um adesivo nas vitrines: Global Blue Tax Free.

* Meu eterno agradecimento a Diana, autora do blog Buenos Aires, Otra Mirada, por sua imensa generosidade de compartilhar seu amor pela cidade e pelo carinho que sempre teve comigo nesses anos de contato.

* Para informações mais atualizadas consultar o blog Aires Buenos, do brasileiro Túlio Bragança.

No hay comentarios:

Publicar un comentario