7.4.13

Centro da cidade: roteiro 3, Praça Mauá

Não há dúvidas de que a inauguração do Museu de Arte do Rio (MAR) está sendo um verdadeiro chamariz de turistas para a Praça Mauá. No futuro, com a derrubada da Perimetral e a inauguração do Museu do Amanhã teremos uma paisagem bastante diferente daquela que existe hoje.

Praça Mauá vista do mirante do MAR

Por enquanto vamos falar do presente dessa importante região histórica da cidade. O que o turista encontrará nas redondezas? As rodas de samba da Pedra do Sal às segundas-feiras; o MAR, funcionando de terça-feira à domingo; o Mosteiro de São Bento e a Fortaleza da Conceição, que recebe visitantes  de segunda à sexta com agendamento prévio. Dependendo dos interesses do leitor, dá pra fazer um combinado de programas bem interessante tendo em conta os horários das atrações citadas.

Vou sugerir aqui, como sempre alerto aos que desejam conhecer o centro do Rio, que este passeio seja feito durante a semana por questões de segurança. A Praça Mauá ainda é uma região decadente onde há muita prostituição e nenhuma vigilância a partir de determinadas horas. Visitei o MAR ontem e, ao subir a Avenida Rio Branco a pé, não vi nenhum policiamento no entorno. Portanto, muita atenção ao caminhar por ali.

Clique no mapa para ampliar a imagem
Letra A - MAR
Letra B - Roda de Samba da Pedra do Sal
Letra C - Mosteiro de São Bento
Letra D - Fortaleza da Conceição (acesso pela Rua do Acre)
**

Ver também:

No hay comentarios:

Publicar un comentario